Eliana Schussel – Designer de Joias
MENU

Feliz Chanucá!

07/12/2015
Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

post_blog_chanuca-el

 

Chanucá é conhecida como a Festa das Luzes e dura oito dias. Começa no 25º dia do mês Hebraico de Kisley, que no calendário Gregoriano corresponde a dezembro. Nesse período, velas são acesas toda noite, sendo acrescentada uma a uma, até completarem oito.

A Festa recebeu esse nome em comemoração a um fato histórico: em 164 a. C, o grupo judeu dos macabeus, lutadores vindos de uma família de muita fé, saiu vitorioso da batalha contra os gregos que dominavam Jerusalém. Porém, o Templo Local ficou destruído e a Menorá, tradicional candelabro de oito braços, estava quase apagando. Só havia óleo para mantê-lo aceso por um dia, mas, milagrosamente, durou oito dias, tempo suficiente para que um novo óleo puro fosse produzido e levado ao Templo. Como lembrança deste milagre, comemora-se Chanucá durante oito dias.

A data é uma das mais populares para os judeus e nela são servidos sufganiots (um tipo de doce), latkes (bolinhos de batata) e outros pratos especiais preparados em óleo, como recordação a dádiva que manteve a Menorá acesa.

Com relação as crianças, é costume elas receberem algum “Chanucá guelt”, dinheiro para comprar doces e brinquedos. Além disso, elas brincam com piões de quatro lados marcados com as inicias hebraicas “Grande Milagre Aconteceu Aqui”.

 

Tags: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *