Eliana Schussel – Designer de Joias
MENU

Joias com pérolas: o fundo do oceano como fonte de inspiração

23/01/2018
Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Para criar peças exclusivas, o designer de joias com pérolas mergulha no silêncio do mar a procura de inspiração.  Nesse ambiente de quietude e contemplação, ele encontra a pérola, aquela que é a rainha das gemas, extraída de uma espécie de ostra.

A partir de uma combinação perfeita entre a pérola e o metal, o designer começa o seu trabalho. Nele, ele reproduz nas peças que cria a beleza da vida no oceano. O resultado dessa criação? Verdadeiros objetos de desejo: as joias com pérolas.

Mas você sabe exatamente porque as joias com pérolas são assim tão cobiçadas?

Nesse post você irá descobrir a história e o simbolismo das pérolas e também poderá conferir as peças da Eliana Schussel joias de design produzidas especialmente com pérolas e inspiradas nas profundezas do oceano.

A inspiração para as joias com pérolas vem do oceano

beach-1867285_960_720

As joias com pérolas sempre são um investimento certeiro, pois, além de serem clássicas e nunca saírem de moda, elas também estão presentes na história da moda e simbolizam toda uma tradição quando o assunto é sofisticação.

De todos os ornamentos existentes no mundo, as joias com pérolas são as mais antigas que se tem conhecimento.

Durante muito tempo, a pérola foi classificada como a gema mais valiosa, por isso já foi chamada de “a rainha das gemas”. O grande diferencial dela em relação a outras gemas está na matéria-prima, que é orgânica, pois, ela é produzida pela ostra a partir de corpos invasores estranhos (como um grão de areia, por exemplo) e que são posteriormente transformados em nácar e bicarbonato de sódio.

clam-2610321_960_720

O segredo do valor atribuído às joias com pérolas está no próprio formato esférico e liso da gema. Ademais e de igual forma, esse valor também está na sua durabilidade e nesse doloroso processo natural de produção que mencionamos rapidamente acima. Vejamos em detalhes como ele ocorre.

Segundo o site Mundo Educação,  nem todas as espécies de ostras conseguem produzir a pérola. Aquelas que conseguem são chamadas de perlíferas, e fazem parte da família Pteriidae (de água salgada) e Unionidae (de água doce). Assim,  produção da pérola pela ostra é simplesmente um mecanismo de defesa do animal diante de invasores, como, por exemplo, grãos de areia, parasitas, pedaços de coral ou rocha, entre a concha e o manto.

Sendo assim, como mencionamos, a produção da pérola é um resultado de um doloroso processo, uma situação de dificuldade enfrentada pela resistente ostra. Quanto mais forte é a invasão do agressor, mais nácar (também conhecido como madrepérola) a ostra produz para se defender. Esse fenômeno da produção de pérolas é raro, sendo que só uma ostra a cada dez mil produz uma esfera de superfície lisa e digna de uma beleza ímpar.

Antigamente, para encontrá-las, era preciso desafiar os perigos das profundezas do oceano. No passado, encontrar uma pérola equivalia a ter nas mãos um objeto valioso que certamente se transformaria em uma linda joia de pérola.

Hoje em dia, elas ainda carregam esse significado de preciosidade, mas as ostras também podem ser cultivadas em cativeiro. Esse cultivo massivo de ostras para a produção de ostras que visa sanar a escassez de produto para o mercado lucrativo de joias faz da pérola um objeto menos valioso economicamente, mas não menos desejado, devido ao contexto que ela representa.

Apesar dessa facilidade de produção, os designers de joias com pérolas, principalmente os que produzem peças luxuosas e para um público mais segmentado, ainda preferem as pérolas produzidas de forma natural, pois, segundo eles, elas apresentam uma superfície muito mais esférica e lisa.

Independente da forma como é produzida, o simbolismo intrínseco a ela ainda nos remete ao processo de transformar as dificuldades da vida em experiências valiosas. Ademais, ela também representa a beleza, a raridade e a pureza.

O valor das joias com pérolas

pearl-necklace-483841_960_720

Além do significado que acabamos de mencionar, há também uma razão mais prática para que as joias com pérolas tenham sido consideradas valiosas na antiguidade.

De acordo com a escritora Maria Helena Guedes no livro “As belas pérolas, “até o século XVII não existia tecnologia para polir pedras preciosas como rubis e esmeraldas, por isso as pérolas eram um dos maiores símbolos de riqueza e poder, usadas como adorno nas mais valiosas joias da época.” Devido a essa escassez de tecnologia, a pérola por si só era um ornamento que possibilitava a produção de belas joias.

A palavra pérola deriva do termo latino pirla, que significa formato de lágrima, por isso, as joias com pérolas já foram e até hoje estão associadas ao romantismo. A moda sempre abusou desse recurso e elas já foram muito combinadas com outros materiais, tais como cetins, rendas, babados e outros elementos que encantam os olhos pela sutileza na composição.

ribbon-3030432_960_720

Romances a parte, a história sobre a descoberta das pérolas não é conhecida completamente.

Ninguém sabe quem, de fato, descobriu essas preciosidades, mas sabemos que até a Revolução Francesa o uso de joias com pérolas era estritamente proibido a todas as pessoas que não pertenciam à Aristocracia.

Portanto, o uso das pérolas era exclusivo da nobreza. Até onde se sabe, elas estavam presentes como ornamento nas coroas de reis, nas perucas de nobres, nas roupas de reis e inclusive, transformaram-se em pó e eram passadas na pele do rosto da nobreza no Japão para amaciar a pele.

Por isso, mesmo depois da Revolução Industrial, as joias com pérolas foram consideradas um artefato de luxo ainda durante muito tempo.

Como exemplo do uso das joias com pérolas por pessoas famosas, nobres e importantes, trazemos uma foto de Jacqueline Kennedy usando o seu famoso colar de pérolas.

111016-jackie-kennedy-estilo-15

 

Nem mesmo da arte as pérolas escaparam. Elas serviram de inspiração ao pintor holandês Johannes Vermeer, que na sua famosa pintura “A moça com o brinco de pérolas” evidenciou o efeito visual proporcionado por elas. Nele, o ponto focal está no brinco da moça, e o brilho da pérola é vertical, fazendo a luz rescindir de modo não convencional. Se tiver oportunidade, assista também ao filme.

Johannes_Vermeer_(1632-1675)_-_The_Girl_With_The_Pearl_Earring_(1665)

Sugestões de joias com pérolas

Hoje em dia, em virtude da popularização e da crescente produção em cativeiro das ostras, as joias com pérolas são mais acessíveis. Mas mesmo assim, elas ainda mantêm a eterna aura de sofisticação em torno delas.

A Eliana Schussel joias de design possui peças exclusivas feitas com pérolas, criadas a partir dessa inspiração do oceano, numa combinação de originalidade e qualidade, onde o clássico e o contemporâneo se unem em nome da beleza.

Selecionamos algumas dessas joias com pérolas para que você possa conhecer nosso trabalho. Todas as peças abaixo estão à venda na nossa loja virtual.  Confira.

anel perola

brinco pérola

anel sedução

brinco sedução

anel rolê

brinco rolê

colar rolê

Gostou das peças? Então é só acessar a nossa loja virtual para adquiri-las.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *