Eliana Schussel – Designer de Joias
MENU

Quais as pedras brasileiras mais importantes?

07/07/2014
Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O Brasil possui diversos tipos de pedras preciosas e minerais, usadas não somente como joias, mas também na indústria de vestuário e acessórios em geral. Suas cores vibrantes se destacam, conquistando colecionadores do mundo inteiro. Além de serem símbolo de luxo, as pedras preciosas podem ter também significados.

pedras_brasileiras

Confira algumas pedras brasileiras e suas principais características:

Esmeralda: é considerada uma das 5 mais valiosas gemas do mundo. Embora as principais jazidas estejam na Colômbia, no Brasil a pedra de coloração verde também pode ser encontrada. Por ser uma gema, pedra colecionável após a lapidação que pode ser utilizada como adorno, seu valor por quilate é um dos mais altos, cerca de 5 mil dólares. Na escala de Mohs, que avalia a dureza do material de 1 a 10, seu valor é de 7,5.

Topázio: é uma pedra semipreciosa encontrada nas seguintes cores: amarelo-dourado, castanho, incolor, vermelho, rosa e azul. Estas três últimas variações de cores geralmente são induzidas em laboratório por meio de irradiação, para valorização como joia, já que tais tonalidades são mais difíceis de serem encontradas na natureza. Sua dureza na escala de Mohs equivale a 8.

Citrino: é uma variante do quartzo amarelo, sendo basicamente um quartzo com impurezas férricas. Também é chamado de quartzo citrino e citrino-topázio. Por ser uma pedra preciosa de preço inferior, é muito utilizada na joalheria do Brasil, um dos maiores produtores mundiais de citrino. Possui dureza 7 na escala de Mohs.

Safira: pode ser encontrada nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e Santa Catarina. Além da coloração mais conhecida, a azul, também pode ser encontrada nas cores púrpura, dourada, rósea ou incolor em razão da presença de elementos como titânio, cromo, ferro e cobalto. Sua dureza é de 9 na escalas de Mohs, situando-a como uma das gemas mais valiosas.

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *